7 de abril de 2021

5 Dicas de Transformação Digital para Profissionais de Beleza, Estética e Bem-estar.

Categoria | Negócios

No fim de março aconteceu a Live Transformação Digital para Profissional de Beleza, Estética e Bem-estar que está disponível no Youtube para quem não conseguiu acompanhar ao vivo.

Reunimos aqui 5. Dicas de Transformação Digital para Profissionais de Beleza, Estética e Bem-estar, com o intuito de reforçar o tema e sugerir ações que os profissionais podem fazer para melhorar seus negócios e suas estratégias.

  1. Conheça as novas tecnologias e as possibilidades: É importante para aproveitar melhor as novidades os profissionais se informarem, trocarem ideias com outros profissionais, realizarem cursos, participar de eventos, workshops, palestras, lives e webinars que abordem o que há de novo em tecnologias e inovações aplicáveis aos seus negócios e serviços. Hoje há formas de integrar dados em sistemas que possibilitam ao profissional conhecer melhor seus clientes, hábitos de consumo e interesses. Além de acompanhar o histórico de relacionamento com esses clientes. Como também existem inúmeras estratégias de marketing e divulgação que podem ser adotadas pelos profissionais para trabalhar o marketing de seus serviços e aumentar sua clientela e faturamento.

  1. Planeje a estratégia: Tão importante quanto conhecer e escolher sistemas, plataformas, aplicativos e soluções digitais é importante planejar o uso dessas no cotidiano e no dia-a-dia dos negócios. Por exemplo ao usar redes sociais como Facebook, Instagram e outras para o Marketing do profissional e dos serviços, é importante pensar em como deve ser essa estratégia, que mensagem se deseja comunicar, quais os tipos de conteúdos, postagens e compartilhamentos. Como será realizada a interação e o relacionamento com a audiência. Esse pensar e planejar pode auxiliar em muito a efetividade das ações, gastando menos tempo, menos recursos e investimentos e sendo mais eficiente nos resultados.

  1. Crie uma base de dados dos Clientes: Um conceito muito atual nos negócios e diretamente envolvido a transformação digital e armazenar os dados dos clientes. Os sistemas de CRM (Gerenciamento do relacionamento com o cliente) auxiliam nesse processo e são ferramentas poderosas para personificar o serviço e o atendimento. Se o profissional guarda os dados dos clientes e o histórico das interações com ele, poderá identificar o melhor momento de abordar o cliente oferencendo novos serviços, produtos, propondo que ele agende um serviço e até lembrando ele sobre as últimas escolhas que fez, em tratamentos de beleza, estética e/ou bem-estar.

  1. Tenha uma presença digital na Internet: É importante o profissional ser encontrado on-line, seja nas redes sociais, tais como: Facebook, Instagram, Linkedin, Google Meu Negocio, Twitter, Youtube e outras. Como também com uma presença profissional, possuir um site ou hotsite, um domínio e endereço próprio, um e-mail profissional. Que seus endereços estejam corretos em mapas on-line, como Google Maps e Easy. Que ele disponibilize diversas formas de contato, e principalmente fomente a indicação on-line através de indicações, comentários, avaliações e depoimentos. Isso auxilia em mostrar sua credibilidade, transparência e profissionalismo.

  1. Facilidade do cliente agendar e contratar serviços: Hoje, algo extremamente importante para o usuário, cliente é agilidade, rapidez e praticidade. Os novos consumidores gostam do “self-service“, isso é resolverem suas demandas com o mínimo de interações. Muitas vezes o cliente não deseja ligar, mandar uma mensagem e ter que esperar o retorno. Isso pois sua rotina é corrida, atarefada e até mesmo por não curtir “conversar”. Então além das formas tradicionais de agendamento, se o profissional disponibilizar formas automatizadas de agendamento de serviços ele pode ampliar seu leque de atendimentos e atender mais pessoas e melhorar também sua gestão e controle, visto que perderá menos tempo tendo que atender ligações, consultar mensagens, olhar agenda e dar retornos ao clientes interessados.

Por fim, é importante enfatizar que essas dicas vem para colaborar e propor uma nova abordagem e atuação dos profissionais, mais moderna e aderente as realidades atuais, onde há hiper-conectividade, informação abundante e tecnologias capazes a auxiliar na melhoria da experiência do cliente quanto interage com os serviços e profissionais.


Siga em frente, ponha as ações em prática e depois compartilhe conosco como foram os resultados. Sucesso!

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