3 de setembro de 2019

Ganho de tempo e comodidade por meio de aplicativos e tecnologia

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Administrar o tempo sempre é tarefa difícil para as pessoas. Em geral sempre estamos com a falta dele, seja para curtir mais tempo com a família, chegar no horário para aquele compromisso importante, ou ainda para dar conta das atividades laborais diárias. Com a popularização cada vez maior da internet e dos smartphones, encontramos soluções que nos fazem ganhar tempo, ou ainda ganhar mais em produtividade no dia a dia. Aqui entram aplicativos que fazem com que as pessoas possam efetivamente realizar mais tarefas em menos tempo, seja para acessar seus e-mails, buscar dados em websites e blogs, achar aquela música de maneira mais fácil e rápida, produzir conteúdo de texto, som e vídeo, organização de compromissos, entre outros.
No entanto, a busca por serviços de qualidade pode ser ainda uma área de amplo crescimento no número de aplicativos que possam ajudar as pessoas a ganhar tempo. Por exemplo, quanto tempo demoraria para se achar um bom cabeleireiro? E mesmo achando, como saber se efetivamente este profissional e seu estabelecimento serão adequados para o tipo de serviço que eu estou procurando? Aqui entra a importância da tecnologia, uma vez que quando compramos serviços, estamos comprando uma promessa.
E como fazer com que esta promessa chegue a uma entrega de serviço o mais próximo da realidade? A resposta seria a tangibilização do serviço, ou seja, elementos e evidências que nos gere maior confiança na escolha por um profissional ou serviço que irá ser prestado. A tecnologia ajuda muito nesta etapa.

Aplicativos que encontram as soluções de serviços por meio de local mais próximo de sua localização, descrição dos serviços, informação sobre preços, realização de agendamento on-line, atendimento virtual, comentários de clientes que já utilizaram o mesmo serviço, programa de fidelização, entre outros serviços, são maneiras de se tangibilizar o intangível (o que não se pode ver ou tocar). Isso facilita a tomada de decisão do cliente que irá “sofrer/experimentar” o serviço, e também facilita a venda do serviço para o profissional /empresa que poderá ir além da promessa de que seu serviço é ótimo, de qualidade e que o cliente estará satisfeito após o serviço prestado.

Erick William Pereira

Mestre em Administração

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